BLOG_

VOLTAR

FIESC presente na GERA 019

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina estará novamente na GERA 019 com grandes novidades. De acordo com Rosane Kunen, diretora regional do SESI/SENAI, é uma grande oportunidade de negócios. "A nossa expectativa é grande diante da magnitude da Feira, as novidades e iniciativas que serão apresentadas aos participantes vem ao encontro das tendências da área de inovação, com tecnologia e parcerias, em prol do desenvolvimento humano e sustentável. Para a FIESC, é um orgulho fazer parte da belíssima história que estamos escrevendo, e do legado que nossas lideranças irão deixar", explicou.

Confira os atrativos da FIESC para a Feira:

Observatório da Indústria Catarinense:

O Observatório da Indústria Catarinense é uma área da FIESC voltada ao planejamento e desenvolvimento estratégico da indústria do Estado.

Responsável por monitorar os principais fatores que afetam a competitividade industrial no Estado de Santa Catarina, o Observatório analisa o desempenho econômico e as tendências tecnológicas dos setores estratégicos, fornecendo informações para a tomada de decisões estratégicas, tanto na esfera estadual quanto regional.

Uma das iniciativas do Observatório é o Portal Setorial da FIESC, onde é possível encontrar todas as informações que um empresário precisa saber antes de tomar qualquer decisão relacionada à empresa. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da indústria catarinense, foram consultados 1,7 mil presidentes de empresas sobre quais informações eles gostariam de ter e, então, foi moldado o Portal.

O que você encontra no Portal Setorial:

  • Indicadores econômicos segmentados – por setor ou região do estado;
  • Projetos de Lei em trâmite no Congresso Nacional;
  • Legislações pertinentes ao setor;
  • Projetos de incentivo e custeio ao desenvolvimento (como os do Badesc e BRDE);
  • Prognóstico e expectativas para o setor pelos próximos 10 anos.

Plataforma Viva +

 O SESI Viva+ prepara e apoia empresas no atendimento às questões relativas à SST no eSocial – sistema que comunica ao governo, de forma unificada, informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores. O SESI fornecerá às empresas um sistema com todos programas legais parametrizados conforme exigências do eSocial, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho. 

A plataforma fornecerá a sua empresa diversas informações úteis:

- Indicadores de gestão para saúde e segurança do trabalho – SST

- Alertas sobre processos e conformidades com os programas sociais

- Redução de seus custos com FAP

- Menos riscos e custos com acidentes de trabalho e absenteísmo

- Gestão de certificação de trabalhadores e da sua cadeia de fornecedores

Braço robótico ou robô:

A aplicação deste tipo de equipamento é um modelo aplicado em processos industriais para automação de processos principalmente onde o uso de esforço físico é grande. Desta forma, realiza movimentos por meio de programação, por um ponto de referência, trabalha por meio de coordenadas desenvolvidas em software para realizar determinada tarefa.

É um equipamento que necessita conhecimentos em programação, linguagens de coordenadas cartesianas, eletrônica, informática.

Painel Controlador de fator de Potência:

O objetivo é controlar a potência de um motor a partir do consumo e força de cada tipo de motor.

Desta forma, é possível verificar o consumo em relação ao uso do motor de acordo com a utilização.

Espaço Kids - Oficina Maker 

O Sesi Joaçaba em parceria com a Celulose Irani apresenta no Espaço Kids o conceito de ambiente sustentável, com utilização de papelão de reflorestamento como matéria prima para confecção de toda a mobília presente no espaço. Durante a realização do evento, as crianças que visitarem o espaço, através de uma breve atividade mão na massa poderão realizar a confecção de um pequeno projeto utilizando o papel como matéria prima para levar para casa.
Além disso, poderão interagir com alguns protótipos que utilizam o microcontrolador Arduíno.

Como atrativo para o stand teremos questionários Kahoots de SESI e SENAI, onde o vencedor da rodada ganhará um brinde.

FIESC presente na GERA 019
VOLTAR