BLOG_

VOLTAR

Rafael Patzlaff: é necessário acreditarmos na inovação como caminho para o desenvolvimento

O empreendedor Rafael Patzlaff, CEO da Odeme Dental Research, acredita que o desenvolvimento regional acontecerá por meio do investimento em inovação e tecnologia com incentivos a prática nas escolas até a formulação de políticas públicas que colaborem e incentivem novos empreendimentos.

Rafael é um dos baluartes neste assunto e sua afirmação reforça as suas próprias atitudes na promoção e incentivo ao ecossistema de inovação e tecnologia em toda a região abrangida pelo Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale) que, atualmente, compreende 19 municípios.  Reconhecido pela sua dedicação, perseverança e entusiasmo, Rafael já recebeu vários reconhecimentos, dentre eles, a nomeação para o World Summit Innovation and Entrepreneurship (Cúpula Mundial de Inovação e Empreendedorismo), que aconteceu na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, em maio de 2016.

Atualmente, Rafael é CEO da Odeme Dental Research e atua em projetos voluntários, entre os quais, na diretoria da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), na Comissão Central Organizadora da Feira GERA 2019 e como conselheiro da Fundação Cetepi, mantenedora do Polo Inovale.

Dedicação, esforço e perseverança

A trajetória de Rafael e da Odeme é permeada de muita dificuldade, superação, oportunidades e conquistas. Tudo começou no Laboratório de Odontologia da Unoesc, passou pela pré-incubadora da Universidade, por um tempo montada na casa do próprio empreendedor, alguns anos incubada na Incubadora Tecnológica de Luzerna até se instalar no Distrito Industrial de Luzerna.

Questionado sobre quais são os produtos que a Odeme entrega para o mercado, Rafael explicou. “Ajudamos as pessoas a terem um sorriso mais bonito. Afinal, desenvolvemos equipamentos que colaboram com o processo de pesquisa e desenvolvimento de materiais odontológicos, por cientistas do ramo. Além disso, atuamos na área de engenharia, produção de equipamentos inéditos, protótipos e na produção de conteúdo técnico, todos relacionados à saúde. São os grandes diferenciais que a Odeme oferece ao mercado”, disse.

Atualmente, a Odeme, com sede instalada em Luzerna e filial em Miami (USA), comercializa seus produtos com todo o Brasil e mais 21 países.

Ecossistema de Inovação

Rafael Patzlaff acredita muito no desenvolvimento regional por meio do fortalecimento do ecossistema de inovação existente. De acordo com o empresário, a região Meio-Oeste está se destacando em todo o estado como uma região de grandes oportunidades. “Nossa região possui, primeiramente, um espírito inovador e empreendedor e como resultado disso, já possuímos diversas iniciativas que colaboram com o nosso ecossistema de inovação. Podemos destacar aqui a Incubadora Tecnológica de Luzerna, a pré-incubadora da Unoesc, o Centro de Inovação que será inaugurado em breve, o Polo Inovale que há mais de dez anos congrega todas as iniciativas e inúmeros projetos, dentre os quais, a Feira GERA, Startup Weekend, Arena Empreender, palestras, workshops, oficinas que enraízam na sociedade a importância da inovação e da tecnologia para a nossa região”, disse.

Conforme Patzlaff, o futuro das nossas cidades depende exclusivamente do desejo de sua própria população. “Precisamos acreditar mais em nós mesmos e, na prática, ampliar a nossa colaboração para que todo esse ecossistema, incentivado por políticas públicas bem estruturadas, gerem mais resultados, oportunidades e sejam a mola propulsora do nosso desenvolvimento”, completou.

 

Rafael Patzlaff: é necessário acreditarmos na inovação como caminho para o desenvolvimento
VOLTAR