BLOG_

VOLTAR

Membros da comissão organizadora da GERA 019 participam de Missão no Vale do Silício

Entre os dias 16 e 21 de junho, uma comitiva formada por representantes da Unoesc, empreendedores e membros da sociedade civil esteve no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). A viagem teve como objetivo compreender o ecossistema do local que é considerado o berço da inovação no mundo, onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática.

No Vale do Silício, por meio de uma parceria com a empresa 415Hub, localizada na aceleradora, The Vault, o grupo participou de palestras, oficinas, workshops e visitas técnicas nas quais puderam conhecer empresas como Google, Tesla, Facebook e ainda estiveram na Universidade de Berkeley e Stanford.

— O que marcou muito foi o Mindset (Modo de pensar, em tradução livre), existente no Vale. Eles veem as falhas como meios de aprendizagem. Isso faz com que arrisquem mais. Também há um movimento muito forte conectado a tecnologia, fazendo com que as startups, pela própria característica, possam crescer muito mais rápidos que as empresas convencionais — afirmou a diretora da Agência de Inovação e Relações Institucionais da Unoesc (AGIR), professora Jéssica Romeiro Mota

De acordo com a professora, os exemplos vistos na viagem serviram de aprendizado e inspiração, ao mesmo tempo em que demonstraram que a Unoesc está no caminho certo, principalmente, no que diz respeito ao apoio a inovação e empreendedorismo e sua necessária conexão com os demais atores da inovação que são empresas, sociedade e Poder Público.

— Estamos traçando um caminho muito promissor por meio da articulação com o poder público e empresas, pensando no desenvolvimento de pesquisas que possam resolver os problemas regionais, incentivando a inovação e empreendedorismo por meio dos nossos cursos, da pré-incubadora, do núcleo de inovação tecnológica, dos projetos de pesquisa e das ações desenvolvidas nos cursos e isso tende a se fortalecer com a participação da sociedade em geral — destacou.

Depoimentos de quem participou da viagem


O grupo que participou da viagem foi composto por 16 pessoas. Abaixo, os depoimentos a respeito das experiências que algumas delas vivenciaram.

— No Vale do Silício as pessoas respiram empreendedorismo. É um pensamento diferente do que vivemos no Brasil e serve de inspiração para nós — afirmou o CEO da Contassesc, Valdenir Menegat.

— Vivenciamos experiências pessoais e profissionais incríveis e estamos voltando cheios de ideias para aplicar na empresa — reforçou a também CEO da Contassesc, Aliciane Novello.

— Essa foi uma semana muito intensa e importante que serviu para que entendesse como as coisas funcionam aqui, em especial o olhar que se tem para as falhas. O grande lema aqui é: Quando não ganho, aprendo. Agora é aprofundar aquilo que nos chamou a atenção, aplicando em nossos projetos futuros —  destacou o diretor Financeiro da empresa Irani, Odivan Cargnin.

— Conhecemos o Mindset existente aqui. Percebemos que estamos no caminho e agora é fomentar novas ideias junto com a nossa equipe — disse o CEO da Sanco Tecnologia, Maicon Gelatti, diretor de inovação e tecnologia da ACIOC e presidente da Comissão Central Organizadora da Feira GERA 019. 

Uma segunda missão para o Vale do Silício está agendada para o mês de novembro. Já, a partir de 2020, a Unoesc estará expandindo as missões para outros países. 

— A Internacionalização da Unoesc tem aportado grandes possibilidade de formação diferenciada no exterior e como um grande diferencial, criado pontes e conquistando espaços, inclusive de co-working no Vale do Silício através da aceleradora The Vault. Hoje, a Unoesc é a plataforma condutora de oportunidades do Grande Oeste Catarinense para o Vale do Silício. Para todos aqueles, empresas, pré-incubados, pesquisadores empreendedores e interessados que pensam e buscam este ecossistema para inovar e empreender, podem desfrutar  de  um espaço para mentoria e permanência de 1 a 6 meses. É a Unoesc conectando as pessoas e as ideia com o mundo — ressaltou a coordenadora geral de Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni.

Membros da comissão organizadora da GERA 019 participam de Missão no Vale do Silício
VOLTAR